3.5.17

Jantares com convidados-surpresa

Desde que vim para França, acontece frequentemente ver-me numa situação que me deixa um pouco de boca aberta e a pensar que nunca tal me aconteceu em Portugal. Eu explico: somos convidados para jantar, pode até haver uma ou outra conversa sobre este mesmo jantar, tudo indicando que seremos apenas nós e os anfitriões. Chegados à casa (ou ao restaurante) na noite combinada, rapidamente percebemos que há outros convidados, algumas vezes nossos conhecidos, outras vezes nem por isso. E é completamente aleatório, tanto pode haver quatro ou cinco jantares em que não há qualquer surpresa destas, como um convite feito exactamente da mesma forma que os anteriores leva a vermo-nos rodeados por convidados inesperados para nós (o que nem sempre significa que seja mau, muitas vezes são amigos com quem se passa um bom bocado, mas não deixa de ser estranho ser feito desta forma). 
Admito que me faz uma certa confusão pois já nos aconteceu por exemplo estarmos vestidos de forma bastante informal, eu sem maquilhagem, prontos para um jantar descontraído com amigos, e acabamos por dar de caras com pessoas e um jantar requintado que mereciam um aspecto mais cuidado. Ficamos desconfortáveis e era desnecessário. Da mesma forma que já aconteceu aceitarmos um convite, achando que sendo só entre os habituais comensais, vamos poder ir cedo para casa e de repente damos por nós num jantar com um grupo enorme de pessoas que dura obrigatoriamente muito mais do que aquilo que nos apetecia. Ou ser convidada para um tarde de chá e conversa e chegando ao local dar com um grupo de amigas da anfitriã, em que não conheço nem uma e acaba por ser uma tarde bem diferente do que me foi proposto inicialmente.
Em Portugal (comigo, pelo menos), comenta-se sem grandes problemas "Olha, também vou convidar o Manel e a Maria", "A Joana e o João também vêm", "Estava a pensar juntar um grupo de amigos para um lanche", de forma que os convidados percebam que não serão os únicos e podendo assim saber com o que é que contam. Estarei mal-habituada? Não sei, mas a verdade é que passei a recusar-me sair para um jantar sem estar devidamente arranjada por não saber o que me espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)